ENERGIA PARA TODOS

O Pavilhão de Angola

O subtema seleccionado para o Pavilhão de Angola, é “Energia para Todos”, um tópico que permite uma reflexão ampla sobre a Energia enquanto necessidade humana básica no mundo de hoje. Numa época em que ainda existe um grande número de pessoas que vive sem acesso à Energia (limpa) e na qual temos que lidar com a escassez de energia, bem como uma série de problemas ambientais, é urgente pensar sobre a maior necessidade de tornar a energia acessível a todos, de pesquisar e desenvolver modelos tecnológicos que auxiliem na produção e na construção de uma distribuição sustentável e consciente da energia.

As tecnologias associadas à produção e distribuição de Energias Renováveis podem constituir a base de novas agendas políticas, económicas e sociais que abordem problemáticas relativas não apenas à distribuição e ao acesso à energia, mas também estabeleçam normas para as relações entre o indivíduo e o meio ambiente, especialmente nos países em desenvolvimento.

O desenvolvimento temático do Pavilhão de Angola incide em dois pontos-chave:

  • -Energia na luta contra a pobreza
  • -Acesso às Energias limpas como forma de acelerar o desenvolvimento económico

O Pavilhão aborda os recentes projectos e políticas propostas pelo Governo de Angola, nomeadamente o Plano Nacional de Energia. Este plano de longo prazo refere-se ao uso de energias limpas e reflecte os esforços para mitigar as mudanças climáticas, bem como novos esforços para fornecer acesso a soluções de energia limpas e eficientes para todos, como meio de derrotar a pobreza e estimular o desenvolvimento e promover um estilo de vida mais sustentável para as gerações futuras.

Convidamos todos os visitantes a envolverem-se nos debates mais amplos sobre o impacto da implementação de várias medidas a nível local, regional e nacional.

Aproveitaremos ainda a oportunidade de participar num evento desta dimensão para interagir e trocar ideias com outros países sobre como lidar com os desafios relacionados com a Energia.

O Pavilhão de Angola terá um pré-show introdutório e um show principal, que em conjunto visam encaminhar os visitantes numa viagem pelos desafios que países como Angola enfrentam no desenvolvimento de novas estratégias energéticas, tendo em vista a utilização de energia limpa e o acesso à energia como estratégia de combate à pobreza, sem esquecer o potencial e as possibilidades de desenvolvimento de tecnologias novas e alternativas.

Como tem sido tradição, teremos uma área educacional com o objectivo de ensinar os mais novos sobre Energias limpas e sobre o uso responsável dos recursos naturais; uma galeria de exposições de artes visuais à volta do tema Energia para todos, um restaurante que servirá gastronomia Angolana e uma pequena loja onde os visitantes poderão adquirir lembranças e material promocional sobre Angola. O programa do pavilhão será complementado por uma programação de eventos culturais que levarão um pouco da cultura angolana a Astana e ao resto do Mundo.

Escolha do Logotipo

Em Novembro de 2016 e cumprindo os requisitos da Expo, a Comissão Interministerial de Angola para Astana Expo 2016 realizou um concurso por convite, dirigido a empresas de comunicação Angolanas para a concepção do logótipo de Angola neste certame.

A proposta vencedora, concebida pela Weza Design e Comunicação, é inspirada no tema Energia para Todos. O seu simbolismo principal é o movimento circular e contínuo da própria Energia, que não pode ser criada ou destruída, mas simplesmente transformada.

Podemos igualmente ver uma figura humana, com o Sol a representar a cabeça da mesma e em termos cromáticos o conjunto transmite conotações positivas e em linha com a referência temática. O lettering reforça a vertente institucional da solução e os detalhes das sarifas das letras “A” reforçam igualmente o movimento de expansão e energia, estando graficamente alinhados com o símbolo criado.

Deixe a sua mensagem

*campos obrigatórios

Contactos

Morada:
Avenida Ho-Chi Min, Torres Dipanda – Edificio A – 3ºB. 
Ingombotas, Angola

Email Secretaria:
geral@expoangola.com 

Telf:
+244 222321838.

ENERGIA PARA TODOS